MESA DE DEBATES DOS DIREITOS DAS MULHERES TEM PARTICIPAÇÃO DO ADVOGADO OZAWA

Evento em Brusque (UNIFEBE) reuniu diversos temas relacionados aos direitos das mulheres e sua relação com os Direitos Humanos, além de uma bela homenagem à Marielle Franco. Ozawa palestrou sobre o tema "misoginia" para um auditório lotado.

21 de Março de 2018

Advogado Ozawa participa de mesa de debates na UNIFEBE (Brusque) sobre direitos das mulheres.

 

A noite de 20/03/2018 ficou marcada com um evento de grande emoção na cidade de Brusque. Com Auditório da UNIFEBE lotado, pessoas aguardando no corredores do lado de fora, o evento "MULHERES E OS DIREITOS HUMANOS: a luta pelos direitos", já entrou para o calendário como um evento histórico que deve se repetir.

Pela organização do Prof. Ricardo Viana Hoffmann, o evento inciou com a exposição de pesquisa sobre as vítimas de violência sexual, pela aluna Marina Gonçalves, orientada pelo Prof. Fernando de Fáveri, que é Delegado Regional de Polícia Civil. Depois a psicóloga Prof. Aline Jacinto tratou da temática de Assédio Moral. Em seguida, a advogada Prof. Daíra Andréa de Jesus tratou do tema da mulher negra no Brasil, provocando reflexões nos presentes a respeito deste sensível problema.

Dr. Ozawa tratou da "misoginia nossa de cada dia", desconstruindo o discurso machista e exemplificando como a sociedade repdoruz a hétero-cis-normatividade, desde as tenras idades, uma espécie de "ideologia de gênero" (sic) limitando as liberdades, mesmo nas camadas mais "privilegiadas" da sociedade, tendo sempre a mulher, como sua vítima preferencial.

Dra. Retijane Popelier encerrou as falas com uam curiosa provocação sobre desde quando há essa desigualdade de gênero, trazendo Lucy para o plenário, e apesar de reproduzirmos muito da violência, sua avaliação é que há uma evolução presente.

Curiosamente, nas redes sociais Prof. Hoffmann, ao anunciar o evento, foi vítima de discurso de ódio, em razão do evento ser em memória da vereadora Marielle, mulher, negra, "favelada", militante dos Direitos Humanos e mandatária de um partido de esquerda, inclusive, com ameças de boicote e invasão do evento. Nada disso aconteceu, pelo contrário. Prof. Hoffmann foi ovacionado pela plateia composta por professores, estudantes e membros da comunidade, homenageado e desagravado por pessoas e instituições.

Da plateia uma aluno comentou: "Estava preocupado ao vir pra cá e ver as reações das redes sociais e esperava ouvir defesa de bandido aqui hoje a noite, e fico feliz que não ouvi nada disso, pelo contrário, as mulheres merecem essa defesa".

Os Direitos Humanos agradecem ao Prof. Hoffmann e demais envolvidos neste grande evento.

 

Boletim Informativo, Científico e Cultural.

OZAWA Advogados (OAB/SC 2961).

www.ozawa.com.br


(*) Nos exatos termos do artigo 45 da Resolução 02/2015 (Código de Ética e Disciplina) do Conselho Federal da OAB e dos princípios de seu Capítulo VIII.